Pular para o conteúdo principal

Little Miss Sunshine - Jonathan Dayton e Valerie Faris - 2006

Como aqueles filmes que víamos na sessão da tarde, com Chevy Chase querendo ir ao parque de diversões, ou em viagens para outros países com sua família a qualquer custo, aparece Little Miss Sunshine. Parece até mesmo um filme desse gênero - "viagens absurdas". A lembrança não é por acaso, o filme é uma citação do férias frustradas do início ao fim.

Claro que o filme é narrado de uma forma diferente, mais cheia de imagens e brincadeiras clowns. O absurdo beira o patético, algumas vezes. O desenho animado e os quadrinhos chegam ao cinema de maneira totalizante - não só Tex Avery deu os trejeitos aos atores, mas toda a estereotipação dos atores em comédias de hoje em dia.

Mas é assim que a já tradicional família norte americana se mostra ao mundo desde a década de 70 e 80, nas comédias. Certo é que a mudança do humor mais recatado e sutil para um mais exagerado a la desenho animado faz com que o filme perca certos méritos, quando comparado às "Férias Frustradas" que foram enscenadas por Chevy Chase, por exemplo.

O destaque fica mais para, justamente, esse absurdo patético da família americana e seus personagens. Muito caricaturais, tal como na Família Tenenbaums, do "Excêntricos Tenenbaums", de Wes Anderson, vemos o absurdo da ficção cinematográfica sendo clareado. Um filme no qual os chamados losers aparecem como heróis - típico de oscar's awards almost winners.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Anticristo (2009) - Lars Von Trier

No prefácio de “ Para Além do Bem e do Mal ”, livro do filósofo alemão Friederich Nietzsche, se vê uma rápida alegoria bem característica de sua escrita: “Suponhamos que a verdade seja uma mulher”. Assim toda a filosofia, na berlinda de uma racionalidade, seguiria essa bela moça que não se deixaria tão fácil ser cortejada. Precisaria ser desvelada. Já na sua obra manifesto, bem ao modo do Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, “O Anticristo”, Nietzsche tenta subverter o cristianismo, acusando-o do niilismo que domina a Europa pré-crise imperialista das grandes guerras. O filósofo demonstra que uma nova interpretação da Grécia antiga, por conseguinte da filosofia antiga, poderia ser o ponto chave de uma inversão de valores (ou, na palavra que ganhou a tradução no Brasil, na transvaloração). A Ciência Gay, ou Gaia Ciência, uma epistemologia da ciência sob o ponto de vista da aura feminina; a genealogia de uma história da moral imperativa kantiana - e máscula; a oposição entre...

Memória, de Apichatpong Weeraserhakul

  Uma coisa é certa em filmes de Apichatpong: você não se vê no tempo unicamente cronológico. Esse tempo-outro, mais relatado pela indistinção entre o que chamamos de passado, presente ou futuro, nos coloca em um questionamento direto sobre nossa presença no mundo atual. Memória, seu novo tratado (insisto em não chamar apenas de filme uma tese contínua), procura nos evidenciar aquela indistinção. Mas o tempo indistinto, na memória de uma colonizadora - vivida por Tilda Swinton -, mente o tempo todo. Se realiza na ficção, numa espécie de loucura. Por que isso se mostra dessa maneira? Provavelmente porque a racionalidade, o “colocar tudo nos eixos” é alguma coisa muito pouco elucidativa. Esse uso do racional para mostrar o que queremos, ou o que parece ser o “real” já se encontra há muito tempo em crise. Na memória, nós vemos uma profunda escavação arqueológica. Ela nos coloca em questão, como pessoas viventes em uma narração ocidental. Essa memória é capaz de unir a Tailândia com a ...

Xingu

Há formas de se olhar o outro em narrativas. São os focos narrativos, pontos de vista, linhas condutivas através de personagens que encaram o, afinal, desconhecido da aventura, do enredo. Foi assim com aquelas grandes bilheterias da maestria de grandes massas conduzidas pelo olhar curioso, assustado. Alien, de Ridley Scott fez o mundo acordar para seres evoluídos, superiores, que nos consomem por dentro. Nascem, aliás, de nós mesmos. O “outro” que nos habita. No Brasil, terra bastante desconhecida, a regra é essa também. Explorar o oeste, tal como no gênero (também de grandes massas) foi a ordem de um elementar discurso oficial. Temos que nos conhecer por dentro, diria o positivista republicano, fragmento de um déspota esclarecido como D. Pedro II, intelectual do romantismo. Os não lugares então, aqui, estão no profundo interior da floresta. Xingu retoma a encenação deste interior do Brasil Grande. Paulo César Peréio entende bem dessa linguagem provocadora, que in...