Pular para o conteúdo principal
O CASTELO ENCANTADO

O deputado Edmar Moreira (DEM - antigo PFL, MG) conseguiu construir, com a ajuda de um filho também muito humilde, Leonardo Moreira (DEM - antigo Partido da Frente Liberal, MG), um CASTELO no interior do estado de Minas Gerais. E lá em Minas nem existe mais ouro, nem escravos, nem colonização européia medieval. Algo importante é pra ser dito, Edmar é deputado federal e Leonardo é estadual.

A construção de um lugar com 36 suítes é um fato histórico. Fica pra nossa memória, como um lugar a ser visitado futuramente - aqueles resquícios do mundo das trevas medievais. "Edmar Moreira é acusado de não ter declarado o imóvel avaliado em R$ 25 milhões no Imposto de Renda, além de ter dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele alega que o castelo foi transferido em 1993 para seus dois filhos."(fonte Terra).

Os sonhos viram realidade no Brasil. Uma terra do absurdo, do nunca, do futuro, do não-lugar. Mas o Brasil não é o Brasil. Aqui é um lugar de vários países que entram e não constituem um país. Ainda existem colônias aqui que não falam português - só o idioma do país de origem. O que fica pra história ao deputado erguer um castelo na terra do ouro? Fica que ainda se vive, aqui, um momento de elaboração européia, de criação eurocêntrica colonizadora, que nem mesmo na época da colonização era tão forte.

Paranóia tupiniquim? talvez não - talvez essa paranóia seja uma tentativa de se entender esse absurdo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Anticristo (2009) - Lars Von Trier

No prefácio de “ Para Além do Bem e do Mal ”, livro do filósofo alemão Friederich Nietzsche, se vê uma rápida alegoria bem característica de sua escrita: “Suponhamos que a verdade seja uma mulher”. Assim toda a filosofia, na berlinda de uma racionalidade, seguiria essa bela moça que não se deixaria tão fácil ser cortejada. Precisaria ser desvelada. Já na sua obra manifesto, bem ao modo do Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, “O Anticristo”, Nietzsche tenta subverter o cristianismo, acusando-o do niilismo que domina a Europa pré-crise imperialista das grandes guerras. O filósofo demonstra que uma nova interpretação da Grécia antiga, por conseguinte da filosofia antiga, poderia ser o ponto chave de uma inversão de valores (ou, na palavra que ganhou a tradução no Brasil, na transvaloração). A Ciência Gay, ou Gaia Ciência, uma epistemologia da ciência sob o ponto de vista da aura feminina; a genealogia de uma história da moral imperativa kantiana - e máscula; a oposição entre...

Memória, de Apichatpong Weeraserhakul

  Uma coisa é certa em filmes de Apichatpong: você não se vê no tempo unicamente cronológico. Esse tempo-outro, mais relatado pela indistinção entre o que chamamos de passado, presente ou futuro, nos coloca em um questionamento direto sobre nossa presença no mundo atual. Memória, seu novo tratado (insisto em não chamar apenas de filme uma tese contínua), procura nos evidenciar aquela indistinção. Mas o tempo indistinto, na memória de uma colonizadora - vivida por Tilda Swinton -, mente o tempo todo. Se realiza na ficção, numa espécie de loucura. Por que isso se mostra dessa maneira? Provavelmente porque a racionalidade, o “colocar tudo nos eixos” é alguma coisa muito pouco elucidativa. Esse uso do racional para mostrar o que queremos, ou o que parece ser o “real” já se encontra há muito tempo em crise. Na memória, nós vemos uma profunda escavação arqueológica. Ela nos coloca em questão, como pessoas viventes em uma narração ocidental. Essa memória é capaz de unir a Tailândia com a ...

Xingu

Há formas de se olhar o outro em narrativas. São os focos narrativos, pontos de vista, linhas condutivas através de personagens que encaram o, afinal, desconhecido da aventura, do enredo. Foi assim com aquelas grandes bilheterias da maestria de grandes massas conduzidas pelo olhar curioso, assustado. Alien, de Ridley Scott fez o mundo acordar para seres evoluídos, superiores, que nos consomem por dentro. Nascem, aliás, de nós mesmos. O “outro” que nos habita. No Brasil, terra bastante desconhecida, a regra é essa também. Explorar o oeste, tal como no gênero (também de grandes massas) foi a ordem de um elementar discurso oficial. Temos que nos conhecer por dentro, diria o positivista republicano, fragmento de um déspota esclarecido como D. Pedro II, intelectual do romantismo. Os não lugares então, aqui, estão no profundo interior da floresta. Xingu retoma a encenação deste interior do Brasil Grande. Paulo César Peréio entende bem dessa linguagem provocadora, que in...