
O deputado Edmar Moreira (DEM - antigo PFL, MG) conseguiu construir, com a ajuda de um filho também muito humilde, Leonardo Moreira (DEM - antigo Partido da Frente Liberal, MG), um CASTELO no interior do estado de Minas Gerais. E lá em Minas nem existe mais ouro, nem escravos, nem colonização européia medieval. Algo importante é pra ser dito, Edmar é deputado federal e Leonardo é estadual.
A construção de um lugar com 36 suítes é um fato histórico. Fica pra nossa memória, como um lugar a ser visitado futuramente - aqueles resquícios do mundo das trevas medievais. "Edmar Moreira é acusado de não ter declarado o imóvel avaliado em R$ 25 milhões no Imposto de Renda, além de ter dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele alega que o castelo foi transferido em 1993 para seus dois filhos."(fonte Terra).
Os sonhos viram realidade no Brasil. Uma terra do absurdo, do nunca, do futuro, do não-lugar. Mas o Brasil não é o Brasil. Aqui é um lugar de vários países que entram e não constituem um país. Ainda existem colônias aqui que não falam português - só o idioma do país de origem. O que fica pra história ao deputado erguer um castelo na terra do ouro? Fica que ainda se vive, aqui, um momento de elaboração européia, de criação eurocêntrica colonizadora, que nem mesmo na época da colonização era tão forte.
Paranóia tupiniquim? talvez não - talvez essa paranóia seja uma tentativa de se entender esse absurdo.
Comentários