Pular para o conteúdo principal

Interestelar (Interestellar) – Christopher Nolan, 2014


Christopher Nolan no set de filmagens de Interestellar
Não é tema novo desenvolver linhas de raciocínio ao longo do roteiro “lógico”, e também literário, sobre a “natureza humana”. Também sabe-se que, quando em crise, o cinema norte-americano elabora com todas as suas forças e contingentes de trabalhadores o gênero épico. E muito dinheiro é usado nisso. Qualquer criança vê nestes épicos a força, aliada à potência passadista medieval (saga das adaptações de Tolkien por Peter Jackson) de uma mitologia com armas evidentemente ideológicas. No entanto, as crianças estão fora do jogo – mesmo participando intensamente dele tanto nas telas quanto nas cadeiras de espectadores. Está também, fora do jogo, a pequena filha do grande explorador de universos, o personagem chamado Cooper.
 
O jogo de Christopher Nolan é outro – mesmo dentro do gênero épico. Ele elabora um roteiro que nos traga a brincadeira de criança que é a lógica, e falta dela. O herói americano tem que estar em todos os métiers. Afinal de contas trata-se de uma contemplação imperial, de uma tentativa de convencimento do mundo inteiro que quem está na frente de todas as corridas interesterales, ou, filosóficas, são os EUA. Stanley Cavell nos dá a chave para tais jogos de linguagem, que remontam a um tipo de positivismo. O filósofo perseguiu por muito tempo uma teoria do filme, aliada à cognição e o conhecimento lógico, em que tanto o melodrama quanto a comédia provocariam um sentido afiado do que se forma dentro da vida moral Americana. Como se essa vida norte-americana fosse a perspectiva central do que se vê no mundo...

Nada que aparente estar dentro do roteiro lógico (chamamos assim porque ainda vamos chegar no “ilógico”) é passível de ser chamado de gratuito. Nem mesmo uma espécie de dinastia metafórica numa família comum que não se adapta ao largo geral do sistema social, e por isso vive isolada em sua plantation como operários, ou melhor, campesinos pós-modernos, liderada por Cooper. 

Pois é, depois de ter desistido há muito tempo de seu “dom”, “vocação”, vivendo na sua fazendinha caipira, o protagonista Cooper é designado no eterno retorno da percepção universal (porque não dizer, adaptada à conjuntura econômica que também é cristã, pois messiânica) a navegar uma nave espacial rumo a um lugar que “Eles”(they?) mapearam. O planeta terra, em crise, em seu final de vida, não aguenta mais tanta apatia dessa vida exploradora em relação a ele próprio – e quem é que aguentaria um ser vivo como um explorador comum feito Cooper, modelo de nossa aventura? Ele deixa, por causa da vocação do eterno retorno do roteiro ainda lógico, sua filha e família, é um monocultor… Sabemos o que a monocultura é, hoje em dia, e como ela afeta o fator do aquecimento global. Isso não está claro na história do filme, mas, certamente, Cooper, e sua apática família, representam o que de menos politizado existe na sociedade norte-americana: aquela cultura red neck, ou, sem preconceitos, a anti-cultura interiorana exploradora da terra (land). E, também, da Terra (Earth).

O filme começa a ficar ilógico (sim, sem lógica alguma) só quando entra em parafuso total no escuro vivo. No vácuo, com sérias rememorações de Kubrick, a aparente teleologia se perde em metáforas de planetas que representariam também mundos subjetivos de alguns personagens – ou, personalidades - , sem qualquer ligação com uma aparente diegese... Mais uma “lição”: o planeta Terra morreu, ou, morre, porque é também uma subjetividade geral destes exploradores mortíferos tão alienados e eleitos como os seres mais perfeitos do universo. No universo, minhocas e um grande buraco negro também surgem como personagens que revertem completamente a linha narrativa que nos guia, chegando ao exagero da pequena farm em formato circular ao fim do filme. Ironia que chega ao ridículo ou apologia do passado?

Eles (they), aquelas entidades que teriam dado todas as pistas do terreno da novidade que é o inexplorado, não são os “outros”. São, simplesmente, e sabemos isso somente ao fim do filme, os próprios norte-americanos interioranos heróis gerais da pátria e salvadores do universo. Eles que voltam do futuro. Eles que salvam tudo. Eles que põem um buraco negro no meio do caminho. Eles que desenharam, arquitetaram, absolutamente, sem dúvida alguma, tudo o que se conhece e se vê.

Filme Ilógico, porém, extremamente, gigantemente ideológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anthropophagie c´est cinema brasileiro?

Gravura tirada do livro de Hans Staden : Warhaftig Historia und beschreibung eyner Landtschafft der Wilden Seria a antropofagia uma zombaria do homem que viria da cultura de cavalaria? Poderia ser. Como Darcy Ribeiro diria - o índio é um zombador. Se assim a gente concorda, pelo menos nisso, a antropofagia que Oswald teria inventado de uma cultura antiga brasileira, ou, pré-brasileira, a suposta convicção de que essa cultura seria a única forte - neste ambiente de melancolia e tristeza que quer virar Portugal, um imenso Portugal, um Império Colonial... Se assim foi, o cinema a partir do início da década de 70 teve essa "nova revisão crítica". Mais postagens virão a respeito dessa "força" antropofágica.

Confissões de um homem insano o suficiente para viver com bestas

título de um texto de Charles Bukowski - texto humildemente dedicado a ele. I Era como carregar 12 quilos de carne por 100 metros viver sem poder reclamar de nada sem ser acertado com um olhar cerrado que reprova. Eu mesmo nunca pensei que pudesse conceber que o ser humano um dia chegasse a esta cidade de “coisas boas, belas, que fazem bem” – e que isso ficasse sendo a única opção que nós pudéssemos olhar e ter. Foi então que resolvi morar fora do concreto, fora da cidade, no campo, numa fazenda de um amigo. Ah, sim , lá tudo corre bem. Posso xingar o Ronaldo, o galo que insiste em cantar às 3h da manhã, sem que eu me sinta mal ao xingar. Ou até mesmo amaldiçoar o mundo, sem que um fiscal dos bons costumes queira me bater. Lá tem verde também, e isso é bom até pra os mais retardados. Que dirá pra os que não sabem se são. Fiquei por uns 30 anos. II Não estava sozinho – nem tinha família. III Sem tecnologias amarelas pelo tempo, nem barulhos irrec

Meu mundo em perigo – José Eduardo Belmonte

Num ambiente de cinema que preza pelo preciosismo do maquinário e do ideal de uma retomada meio futurista (sem nada ter a ver com uma aproximação da vanguarda que teve esse nome), meio tupiniquim sem fronteiras, meio natureza global de Meireles, ou de um lado de Salles, a ordem é “senta e vê como estamos andando”. A passos curtos na história (e na História) e na narrativa, e a passos largos no posicionamento de um cinema bem estruturado. Mesmo que historicamente, ou em estruturas narrativas. O problema desse cinema da pós-retomada, ou do cinema da retomada tardio, é não entrar na História – sem fazer histórias e sem entrar no cotidiano real do que anda acontecendo conosco hoje em dia. Em Meu Mundo em Perigo (2009) existe um real, que com a ajuda de Mário Bortolotto se conseguiu chegar, com a fantasia necessária de uma política bem armada com uma psicologia dramática dos diálogos. Longe de um filme que queira atingir muitas platéias cheias de cinema – afinal, cinema hoje não quer mais d