Pular para o conteúdo principal

O IMPORTANTE É QUE VAMOS SER HEXA!

Não é necessário ser nenhum grande clássico futebolístico para que o Brasil se converta numa grande arena verde e amarela. Já nos quatro anos de intervalo entre as Copas do Mundo, o país respira mundial, desde o primeiro jogo da eliminatória sul-americana até o último amistoso que antecede a estréia da seleção. A dois meses da Copa do Mundo, o país já está preparado para uma grande final, com direito à bandeirolas, comoção generalizada... E até a escalação da equipe já está decidida pelos milhares de treinadores que compõem a torcida do "país do futebol".

É verdade que, com a proximidade de junho, os nervos se agitam e o falatório já é unânime, ainda mais quando, como há muito tempo não acontecia, o Brasil parte como gande favorito. Todos seus adversários o temem, os prognósticos sempre o aponta na final, e a euforia sobe a um nível máximo ao deparar-nos com uma safra de jogadores que não se via desde o final dos anos 70, começo dos 80: período da brilhante seleçao do Mestre Telê Santana, composta por Zico, Sócrates, Falcão e companhia. Os Ronaldinhos, Adriano, Kaká e Robinho nos fazem acreditar no título e principalmente no "futebol arte".

Mas nem tudo é otimismo, principalmente ao relembrar-nos da "tragédia do Sarriá" em 82. É fato que sempre quando o Brasil era apontado como favorito (com exceção de 62) não se sagrou Campeão. E não só a canarinho, mas as demais seleções que entraram como favoritas quase nunca levaram a taça para casa. Por isso, até a imprensa faz questão de recordar-nos os maus momentos, como na final de 50 no Maracanã e, claro, 82, Brasil x Itália, Paolo Rossi. O clima do "já ganhou" não é total. É inegável que a nossa memória é fraca, mas não é inexistente.

Inegável também é a esperança do povo brasileiro, seguramente durante o mês da Copa. Toda população já vestida de verde e amarelo estará atenta a todos os jogos da canarinho, ninguém perde um momento, os que não gostam de futebol parecem aficcionados desde criança, os velhos, os mais novos, os pobres, os ricos, todos estao unidos; é um evento além da esportividade, é um evento social. Durante o eterno mês da Copa, essa terra continental assume ares de verdadeiro paraíso. Não existe mais pobreza, favelas, violência; não existem políticos (mesmo com tantas politicagens), não existem problemas. Trabalho? Só no intervalo entre uma partida e outra! Os humildes fazem festas em suas casas todos os jogos, mesa farta, muita bebida, parece que economizaram durante os quatro anos de intervalo por este momento. As famílias se reúnem, as pessoas se conhecem nos bares, restaurantes, na praça ou em qualquer outro lugar que tenha um telão gigante. Todos parecem se conhecer, serem amigos... E a hipocrisia e o futebol compartilham o trono do país.

Mais uma copa está chegando e mais uma vez o Brasil se camuflará de verde e amarelo, escondendo assim as corrupções, abusos políticos, centenas de mortes diárias, a "esperança" desgastada chamada Lula... Camufla-se do verde que já quase não existiria se não fosse a Amazônia americana em terras estrangeiras, o amarelo de um ouro que já se acabou há séculos. Esquecendo do azul da esperança e do branco da paz... Ah! Mas esse é o nosso uniforme reserva...

A Copa do Mundo para o brasileiro é algo além de qualquer fenômeno social, sem dúvida, muito mais que o carnaval. Ela já está institucionalizada e não se pode, nem se deve, impedir, pois, além de tudo, ela é um sopro de vida. É sentir que o "país do futuro" (mas sem presente) pode ser concretizado. O brasileiro mostra toda a beleza, toda a capacidade criativa, de união, de solidariedade que carrega em si, só que o Mundial dura apenas um mês e seja de quatro em quatro anos.

A Copa é um fato. Só nos resta torcer e entrar no clima, tirar de nós o que há de melhor, mesmo que por pouco tempo. Fingir que tudo vai bem, mesmo que no fim, só desempenhemos o papel do antigo império Romano, com seu pão e circo, comemorando diariamente em clima de "bon vivant " esquecendo que o seu governador não passava de um "simples" tirano de um império em decadência.
texto de Roberto Vagner, colega estudante de cinema,
atualmente reside na Espanha, e parece que não vai pra Copa.

Comentários

Márcio disse…
Meio contrariado, assino embaixo!

Postagens mais visitadas deste blog

Anthropophagie c´est cinema brasileiro?

Gravura tirada do livro de Hans Staden : Warhaftig Historia und beschreibung eyner Landtschafft der Wilden Seria a antropofagia uma zombaria do homem que viria da cultura de cavalaria? Poderia ser. Como Darcy Ribeiro diria - o índio é um zombador. Se assim a gente concorda, pelo menos nisso, a antropofagia que Oswald teria inventado de uma cultura antiga brasileira, ou, pré-brasileira, a suposta convicção de que essa cultura seria a única forte - neste ambiente de melancolia e tristeza que quer virar Portugal, um imenso Portugal, um Império Colonial... Se assim foi, o cinema a partir do início da década de 70 teve essa "nova revisão crítica". Mais postagens virão a respeito dessa "força" antropofágica.

Confissões de um homem insano o suficiente para viver com bestas

título de um texto de Charles Bukowski - texto humildemente dedicado a ele. I Era como carregar 12 quilos de carne por 100 metros viver sem poder reclamar de nada sem ser acertado com um olhar cerrado que reprova. Eu mesmo nunca pensei que pudesse conceber que o ser humano um dia chegasse a esta cidade de “coisas boas, belas, que fazem bem” – e que isso ficasse sendo a única opção que nós pudéssemos olhar e ter. Foi então que resolvi morar fora do concreto, fora da cidade, no campo, numa fazenda de um amigo. Ah, sim , lá tudo corre bem. Posso xingar o Ronaldo, o galo que insiste em cantar às 3h da manhã, sem que eu me sinta mal ao xingar. Ou até mesmo amaldiçoar o mundo, sem que um fiscal dos bons costumes queira me bater. Lá tem verde também, e isso é bom até pra os mais retardados. Que dirá pra os que não sabem se são. Fiquei por uns 30 anos. II Não estava sozinho – nem tinha família. III Sem tecnologias amarelas pelo tempo, nem barulhos irrec

Meu mundo em perigo – José Eduardo Belmonte

Num ambiente de cinema que preza pelo preciosismo do maquinário e do ideal de uma retomada meio futurista (sem nada ter a ver com uma aproximação da vanguarda que teve esse nome), meio tupiniquim sem fronteiras, meio natureza global de Meireles, ou de um lado de Salles, a ordem é “senta e vê como estamos andando”. A passos curtos na história (e na História) e na narrativa, e a passos largos no posicionamento de um cinema bem estruturado. Mesmo que historicamente, ou em estruturas narrativas. O problema desse cinema da pós-retomada, ou do cinema da retomada tardio, é não entrar na História – sem fazer histórias e sem entrar no cotidiano real do que anda acontecendo conosco hoje em dia. Em Meu Mundo em Perigo (2009) existe um real, que com a ajuda de Mário Bortolotto se conseguiu chegar, com a fantasia necessária de uma política bem armada com uma psicologia dramática dos diálogos. Longe de um filme que queira atingir muitas platéias cheias de cinema – afinal, cinema hoje não quer mais d