Pular para o conteúdo principal

Jogo das Decapitações (2013, Sérgio Bianchi)

Haveria quem dissesse que o sarcasmo dos filmes de Sérgio Bianchi pesam na mão, perdem um pouco a medida, transbordam com um ódio destilado pela “câmera-faca”. Mas e a velha procura pela realidade, não pode ganhar esse tom? O cinema brasileiro que tanto prezou por algum tempo em seu novo cinema – que, mesmo distante da maldição da ironia e sadismo em seu início, já demonstrava o que havia de falho nos discursos oficiais sobre o que se chamou por muito tempo de “Brasil” - , é ele um motivo ideológico impulsionado pelos seus diretores? E a morbidez do cinema chamado MARGINAL, em São Paulo? Contra a adoção da indústria carioca da Rede Globo? Não trariam, estes contextos algo a mais na discussão sobre a ideologia no cinema?

Impossível juntar ideologia e desbunde. Essa impossibilidade é vista em “Jogo das Decapitações”, de Bianchi. Ele mesmo parece propôr essa impossibilidade de diálogo desde seu principiante “Maldita Coincidência”(1973), este que se exibe em trechos também no filme atual. A proposta de chocar não está somente na polêmica, portanto. Usando dois sentidos que não conseguem olhar um para o outro a não ser com irritação, Bianchi assume sua inevitabilidade (inevitável - o que não se pode tolher porque é vivo) como artista contemporâneo e autor: aquela de não se acomodar com a situação que se chama “real” de hoje em dia.

A realidade mata os sonhos, matou a utopia da primeira década pós 1968 pelo mundo, matou também as intenções de gerações que propunham ali naquele tempo uma afinada discussão sobre os problemas e discursos mal arranjados do Brasil. Essa realidade é a que a arte tentaria sobrepor, contrapor. Mesmo em manifestos, ou em tonalidade declaratória de “não estou nem aí para o que se convence ser a realidade política atual”, os filmes de Bianchi solfejam um subdesenvolvimento que nunca pareceu sair da quase estrutural desavença de classes no país. Mas o que desafina está lá também. Uma esquerda vinda de uma classe media que assume as rédeas do que se impõe como real hoje, é também uma classe dominante que abomina o que se intitulou e se intitula de “marginal”.

E se estes marginais fossem a maioria de pessoas que sempre tentaram conviver com a classe média (mesmo a de esquerda) que vive no poder e na posição de dominação nas asas da elite histórica? E se o diálogo fosse mesmo o da conciliação de classes, determinado pela histórica submissão – e não subversão? Perguntas que o filme ironiza na questão de classes indeterminada, e constrangida pelo uso do Estado e do dinheiro público por aí.

A ser lançada no Brasil, a película (em digital) de Bianchi traz o ator Sérgio Mamberti como dois personagens icônicos e contraditórios, algo que merece talvez um olhar mais aberto do espectador. Primeiro, um jovem terrorista em “Maldita Coincidência”, depois um senador da esquerda (ou ex-querda) brasileira no “Jogo das Decapitações”. Obviamente o ator não compartilha diretamente posicionamentos de seus personagens, porém, a distância entre a performance dos anos 70 para os anos 10 manifesta-se abismal. Outro choque, entre o passado e o presente, desbunde e ideologia – que também insere a autoria de Sérgio sob o nome de Jairo, marginal, interpretado pelo velho Paulo César Peréio.


Entre os choques de blocos (passado e presente, marginais e esquerda, classe media e excluídos, arte e realidade, etc.) Bianchi escolhe seu lado. Não faz parte dos que acreditam em um burocratismo da esquerda petista no governo, e não acredita, como se vê nas entrelinhas de seus filmes, no "discurso pelo discurso", ou "arte pela arte". No uso da miséria. Na capitalização da pobreza. A proposta também não está em achar um novo discurso. Se, num país “Cronicamente inviável”, alguém ainda procura solução imediata, súbita, engana-se piamente após perceber-se inundado por cabeças decapitadas em motins de presídio, em um lixo na praça da Sé, em um eco das guilhontinas revolucionárias em forma de paródia… A razão aqui ainda paira entre as classes que insistem na conciliação, e não na pressão e tensão. Isso é vivo, nos filmes desse diretor paranaense, também classe media, paulistano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anthropophagie c´est cinema brasileiro?

Gravura tirada do livro de Hans Staden : Warhaftig Historia und beschreibung eyner Landtschafft der Wilden Seria a antropofagia uma zombaria do homem que viria da cultura de cavalaria? Poderia ser. Como Darcy Ribeiro diria - o índio é um zombador. Se assim a gente concorda, pelo menos nisso, a antropofagia que Oswald teria inventado de uma cultura antiga brasileira, ou, pré-brasileira, a suposta convicção de que essa cultura seria a única forte - neste ambiente de melancolia e tristeza que quer virar Portugal, um imenso Portugal, um Império Colonial... Se assim foi, o cinema a partir do início da década de 70 teve essa "nova revisão crítica". Mais postagens virão a respeito dessa "força" antropofágica.

Confissões de um homem insano o suficiente para viver com bestas

título de um texto de Charles Bukowski - texto humildemente dedicado a ele. I Era como carregar 12 quilos de carne por 100 metros viver sem poder reclamar de nada sem ser acertado com um olhar cerrado que reprova. Eu mesmo nunca pensei que pudesse conceber que o ser humano um dia chegasse a esta cidade de “coisas boas, belas, que fazem bem” – e que isso ficasse sendo a única opção que nós pudéssemos olhar e ter. Foi então que resolvi morar fora do concreto, fora da cidade, no campo, numa fazenda de um amigo. Ah, sim , lá tudo corre bem. Posso xingar o Ronaldo, o galo que insiste em cantar às 3h da manhã, sem que eu me sinta mal ao xingar. Ou até mesmo amaldiçoar o mundo, sem que um fiscal dos bons costumes queira me bater. Lá tem verde também, e isso é bom até pra os mais retardados. Que dirá pra os que não sabem se são. Fiquei por uns 30 anos. II Não estava sozinho – nem tinha família. III Sem tecnologias amarelas pelo tempo, nem barulhos irrec

Meu mundo em perigo – José Eduardo Belmonte

Num ambiente de cinema que preza pelo preciosismo do maquinário e do ideal de uma retomada meio futurista (sem nada ter a ver com uma aproximação da vanguarda que teve esse nome), meio tupiniquim sem fronteiras, meio natureza global de Meireles, ou de um lado de Salles, a ordem é “senta e vê como estamos andando”. A passos curtos na história (e na História) e na narrativa, e a passos largos no posicionamento de um cinema bem estruturado. Mesmo que historicamente, ou em estruturas narrativas. O problema desse cinema da pós-retomada, ou do cinema da retomada tardio, é não entrar na História – sem fazer histórias e sem entrar no cotidiano real do que anda acontecendo conosco hoje em dia. Em Meu Mundo em Perigo (2009) existe um real, que com a ajuda de Mário Bortolotto se conseguiu chegar, com a fantasia necessária de uma política bem armada com uma psicologia dramática dos diálogos. Longe de um filme que queira atingir muitas platéias cheias de cinema – afinal, cinema hoje não quer mais d