Pular para o conteúdo principal

O Irlandês - sobre o cidadão neoliberal dos EUA

Como se pode ver, os caminhos que textos tomam por aqui são distintos da crítica mainstream que a internet forja. Não faz parte deste veículo, um mero blog, imprimir, reproduzir, repetir ladainha de portais que tentam fazer publicidade de si mesmos, ou, do filme.

É neste sentido que afirmo: Scorsese, há alguns filmes passados, tenta nos revelar (nós, cidadãos do mundo e espectadores de cinema) quem é o famoso neoliberal norte-americano.

O Neoliberal comum

Um senhor pacato, pai de família que toma café todos os dias com suas filhas, apadrinhado por pessoas importantes do núcleo político (não-institucional, como a máfia) que influencia toda uma cultura dos EUA. Este liberal, que é mais que um liberal à la Adam Smith, é um assassino frio, candidato a capacho fiel de uma máfia dita latina em meio aos étnicos brancos, proto-fascistas, do país que hoje é centro do império mundial.

Este personagem também é o encarnado por Robert De Niro em Cassino (1995), um empreendedor de jogos em Las Vegas. É De Niro também em Os Bons Companheiros (1990). Passa o bastão para Leonardo Di Caprio (outro misto de irlandês com italiano) em filmes como O Aviador (2004), O Infiltrado (2006), O Lobo de Wall Street (2013), etc. O ponto aqui é: há uma espécie de pesquisa de Scorsese sobre este cidadão que, dentro da selvageria animalesca e violenta dos EUA, se afirma como neoliberal.

Este cidadão prega pelo livre mercado, pelas liberdades individuais, pelo direito de ir e vir (com sua arma), pela liberdade de expressão, pelo julgamento mais moralmente correto do espectador que se diz pacífico e cristão. É o mesmo cidadão que vibra com os assassinatos sangrentos cinematograficamente estilizados pelo diretor ítalo-americano.

Não é preciso dizer que Scorsese faz filmes que têm como tema a política nos EUA. Desde a formação de pequenas milícias de bairros e de famílias - algo que é visto de uma maneira bem detalhista e detalhada por Coppola em O Poderoso Chefão (toda a trilogia). A familia (famiglia) italiana vem de um sentimento de sangue, parentesco, desde a Sicília. Mas há parentescos alimentados pela confiança, exatamente como o italiano Russell  Buffalino (Joe Pesci) e o irlandês Frank Sheeran (De Niro). Um anel simboliza este elo de confiança, de milícia.

Não são memórias de um "sargento de milícias", pois os cabos que promovem assassinatos são pessoas distantes dos olhares militares - algo distinto daqui do Brasil. As milícias que se armam por lá são tipo "terceirizadas", ou seja, são pessoas comuns que prestam serviços importantes a núcleos mafiosos.

O Irlandês então expõe uma espécie de forma política de relações pessoais dos EUA. O racismo entre membros excluídos da nata britânica, os italianos e irlandeses, é colocado de lado. Esta união, portanto, se firma de uma maneira que se traveste de patriotismo - mas é, na verdade, extremamente distante de qualquer busca por oficialidade de um país, mesmo que em formação. A máfia, nos EUA, busca sobrevivência entre os indivíduos que se colocam à parte, sobretudo, da política institucional.

São criminosos, sim. Mas este não é o caráter mais relevante do olhar de Scorsese. Eles são, antes de tudo, pais de família: cidadãos de bem, como chamamos por aqui.

O Neoliberal e sua família

Este neoliberal busca sua sobrevivência e de seus pares, sua família. Isto é o mais importante. Se há algo errado, ele não busca a polícia - ausente no filme. Ele busca seus pares, ou sua própria capacidade de julgamento e de ação contra o que considera injusto. Ele resolve sozinho.

De Niro, uma espécie de lutador dessa selva sem Estado, vive imperiosamente nesse seu núcleo familiar - distinto da família Buffalino, que não se espanta com o sangue nas roupas do pater família. O irlandês esconde de sua esposa e filhas o seu "trabalho". Ou, ao menos, acha que esconde.

No fundo, sua família se distancia eticamente desse tipo de trabalho porque seu ethos é outro, mais próximo do anglo-saxão imperial. O tipo gângster pode ser um irlandês, mas dentro de uma horda italiana. As gangues brigavam somente na formação das cidades, como (Gangues) de Nova York. Na época de Wall Street, há o dinheiro como revolvedor das distinções étnicas.

E é este dinheiro que o Irlandês Frank Sheeran nem mesmo chega a ver de perto. Quem controla? Os italianos. E eles inclusive interferem no sindicato ao qual Frank fazia parte, junto a outro grande parceiro seu (uma espécie de político sindicalista), Jimmy Horfa (Al Pacino). Jimmy é o vínculo político de Sheeran, e também étnico... Mas o dinheiro manda, e o irlandês então continua com a máfia.

Vê-se, portanto, que as ligações não são mais sanguíneas, tal como na máfia italiana. É extremamente aceitável ter na famiglia um irlandês (que, inclusive, matou fascistas na segunda guerra). A confiança nasce de uma outra prática, nos EUA. Diferente, portanto: neoliberal. É esta ética que faz com que as relações entre pessoas da máfia não seja totalmente sanguínea, mas sim, uma família que se une na corrupção e na formação de um proto-sub-estado dentro das grandes cidades norte-americanas.

O porquê do neoliberalismo em Scorsese

O diretor procura o americano. Sua ânsia, seu impulso, sua maneira de se relacionar, sua sociedade. Este americano, em fundo, vem de uma história não-americana. Por quê, então, Scorsese tenta modelar esse liberal capitalista contemporâneo de uma maneira tão fria?

Este é um tema para uma pesquisa com mais fôlego. Porém, há aqui uma espécie de trilha.

Scorsese, uma pessoa de esquerda, entente os EUA como um lugar dos novos. Da novidade. Da modernidade, ou pós-modernidade, em sua intensidade mais imitada pelo mundo. Seus personagens masculinos são fortes e aptos a um tipo de império pelo dinheiro. Unicamente, em busca do dinheiro.

Só que, pelo dinheiro (mais uma vez é necessário notar aqui que o Irlandês não vê a cor do dinheiro tal como seus padrinhos - pois ele é um empregado assassino), o neoliberal é capaz de matar. Friamente.

Se o neoliberal mata, fora do Estado, é por um estilo de vida procurado e propagandeado como o melhor em todo o mundo. O estilo que tanto De Niro quanto Di Caprio representam em seus personagens, que os veste, os coloca o sotaque, os provoca como gangsters. Está então na frente dos filmes essa pesquisa de um cidadão que se coloca como comum, pacífico, mas é um assassino frio e sanguinário pelos seus "ideais".

Um ideal de país, portanto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anthropophagie c´est cinema brasileiro?

Gravura tirada do livro de Hans Staden : Warhaftig Historia und beschreibung eyner Landtschafft der Wilden Seria a antropofagia uma zombaria do homem que viria da cultura de cavalaria? Poderia ser. Como Darcy Ribeiro diria - o índio é um zombador. Se assim a gente concorda, pelo menos nisso, a antropofagia que Oswald teria inventado de uma cultura antiga brasileira, ou, pré-brasileira, a suposta convicção de que essa cultura seria a única forte - neste ambiente de melancolia e tristeza que quer virar Portugal, um imenso Portugal, um Império Colonial... Se assim foi, o cinema a partir do início da década de 70 teve essa "nova revisão crítica". Mais postagens virão a respeito dessa "força" antropofágica.

Confissões de um homem insano o suficiente para viver com bestas

título de um texto de Charles Bukowski - texto humildemente dedicado a ele. I Era como carregar 12 quilos de carne por 100 metros viver sem poder reclamar de nada sem ser acertado com um olhar cerrado que reprova. Eu mesmo nunca pensei que pudesse conceber que o ser humano um dia chegasse a esta cidade de “coisas boas, belas, que fazem bem” – e que isso ficasse sendo a única opção que nós pudéssemos olhar e ter. Foi então que resolvi morar fora do concreto, fora da cidade, no campo, numa fazenda de um amigo. Ah, sim , lá tudo corre bem. Posso xingar o Ronaldo, o galo que insiste em cantar às 3h da manhã, sem que eu me sinta mal ao xingar. Ou até mesmo amaldiçoar o mundo, sem que um fiscal dos bons costumes queira me bater. Lá tem verde também, e isso é bom até pra os mais retardados. Que dirá pra os que não sabem se são. Fiquei por uns 30 anos. II Não estava sozinho – nem tinha família. III Sem tecnologias amarelas pelo tempo, nem barulhos irrec

Meu mundo em perigo – José Eduardo Belmonte

Num ambiente de cinema que preza pelo preciosismo do maquinário e do ideal de uma retomada meio futurista (sem nada ter a ver com uma aproximação da vanguarda que teve esse nome), meio tupiniquim sem fronteiras, meio natureza global de Meireles, ou de um lado de Salles, a ordem é “senta e vê como estamos andando”. A passos curtos na história (e na História) e na narrativa, e a passos largos no posicionamento de um cinema bem estruturado. Mesmo que historicamente, ou em estruturas narrativas. O problema desse cinema da pós-retomada, ou do cinema da retomada tardio, é não entrar na História – sem fazer histórias e sem entrar no cotidiano real do que anda acontecendo conosco hoje em dia. Em Meu Mundo em Perigo (2009) existe um real, que com a ajuda de Mário Bortolotto se conseguiu chegar, com a fantasia necessária de uma política bem armada com uma psicologia dramática dos diálogos. Longe de um filme que queira atingir muitas platéias cheias de cinema – afinal, cinema hoje não quer mais d